• Obesidade, hipertensão arterial e diabetes: a tríade do mal

    Obesidade, hipertensão arterial e diabetes: a tríade do mal

    Antes consideradas características de idosos, atualmente doenças como obesidade, hipertensão arterial e diabetes são comuns a outras faixas etárias. Há, cada vez mais, pacientes adultos, adolescentes e até crianças portando alguma delas. Isso se deve à queda na qualidade de alimentos e bebidas consumidos, cada vez mais industrializados e com substâncias artificiais. Os pacientes que mais sofrem com estas doenças são homens, com idade entre 40 e 70 anos.

     

    Descubra como perder peso com saúde

     

    O consumo de alimentos inadequados e a redução da prática de exercícios físicos podem ser estimulados pela falta de tempo. Desta forma, a rotina imposta pelo dia a dia pode causar problemas de saúde, mas isso não pode ser desculpa. Caso a tríade do mal não receba o tratamento adequado e o acompanhamento de médicos especializados, pode causar consequências graves.

     

    Quais são os riscos e os malefícios dessas doenças para o homem moderno?

    É sabido que a obesidade é um importante fator de risco para doenças coronarianas. Entre elas estão infarto, acidente vascular cerebral (AVC), arritmias cardíacas, isquemias e anginas. Quando associada à resistência à insulina, ela pode levar ao surgimento de complicações como diabetes tipo 2 e hipertensão arterial. A combinação de obesidade, hipertensão arterial e diabetes aumenta as chances de desenvolver doenças vasculares e insuficiência arterial.

    O diabetes pode levar a problemas renais ou cardiovasculares e, em alguns casos mais graves, cegueira e amputações. A hipertensão, por sua vez, pode causar doenças cardiovasculares, infartos, derrame cerebral e, em casos críticos, insuficiência renal. Nestes últimos casos o paciente pode precisar realizar diálises.

    O excesso de gordura pode causar hipotireoidismo, depressão, problemas cardiovasculares e respiratórios, indo além de alterações estéticas. Além disso, é comum o acúmulo de sódio em pessoas obesas. Este fator faz com que a retenção de líquidos aumente, dificultando a circulação sanguínea. Sendo assim, pode ocorrer aumento da pressão sanguínea e dilatação de vasos e veias.

     

    Como tratar a tríade do mal?

    A hipertensão arterial e o diabetes são doenças crônicas. Sendo assim, não possuem cura e requerem tratamento durante toda a vida do paciente. Os medicamentos específicos devem sempre ser recomendados de acordo com a realidade individual de cada paciente. Eles são parte do dia a dia e podem ser combinados com hábitos saudáveis como a prática de exercícios físicos. Além disso, é recomendável que o paciente adote uma alimentação balanceada e evite fumo e bebidas alcoólicas.

    Pacientes diabéticos obesos podem ter a sensibilidade à insulina melhorada com o emagrecimento. Da mesma forma, perder peso possibilita maior controle da glicemia e da pressão arterial. Ao reduzir a hipertensão, estes pacientes percebem uma melhora na qualidade de vida e no bem estar.  É primordial que o paciente mantenha seu diabetes sob controle.

    Procure um médico especializado para receber o diagnóstico correto. Através da realização e da avaliação de exames, o profissional poderá indicar o tratamento mais adequado ao seu caso.

     

    Descubra como perder peso com saúde

     

    Leave a reply →

Comente...

Cancel reply
WhatsApp Atendimento