• Você sabe a diferença entre light, diet, integral, zero e natural?

    Você sabe a diferença entre light, diet, integral, zero e natural?

    É necessário estar atento à alimentação em qualquer fase da vida. Tudo o que consumimos exerce influência sobre nosso organismo e seu funcionamento, por isso devemos ter cautela ao fazer certas escolhas.

    No mercado ou em restaurantes, a variedade de produtos oferecidos pode assustar e deixar confuso até mesmo o consumidor mais vigilante. O ideal é ter refeições compostas por elementos o mais próximo possível do natural, mas como escolher corretamente na correria do dia a dia? O primeiro passo é entender mais sobre os rótulos dos produtos e alimentos light, diet, integral, natural e convencional, comparando-os. Conhecer os ingredientes dos alimentos e sua quantidade dentro dos produtos permite descobrir se ele é prejudicial à saúde.


    Descubra como perder peso com saúde



    Como são disponibilizados os ingredientes nos rótulos?

    Os ingredientes são descritos nos rótulos do mais presente para o menos presente. Por exemplo: o primeiro ingrediente da lista é açúcar e o último é leite. Açúcar é o mais abundante no produto e leite o menos presente. Além disso, os rótulos devem sinalizar eventuais componentes que causem alergia, como soja, amendoim, castanha e glúten.

    No que consiste o alimento light?

    Alimentos lights possuem, pelo menos, 25% a menos de calorias ou outro nutriente quando comparados aos produtos originais. Geralmente, a redução se refere a gordura, açúcares ou sódio e são voltados para aqueles que precisam reduzir o consumo de tais substâncias. Antes de optar por estes alimentos, é preciso prestar atenção aos rótulos. Alguns produtos possuem menos gorduras, podem ou não conter açúcar.

    O que é o alimento diet?

    Os alimentos diets são adaptados a dietas ou necessidades diferenciadas e são, geralmente, consumidos por pacientes que tenham diabetes ou hipertensão. Eles são indicados para aqueles que precisam reduzir ou evitar o consumo de nutrientes que prejudiquem sua saúde, como açúcares, sódio ou gordura. Assim, são indicados para tratamento de emagrecimento por não possuírem açúcar.

    O que torna um alimento integral?

    Para serem considerados integrais, alimentos como pães e biscoitos devem possuir, como primeiro ingrediente, farinha integral. Nesses casos, não importa se a farinha é de trigo, de arroz, de centeio, de aveia ou de milho. O consumidor deve estar atento ao rótulo, pois mesmo o alimento acrescido de fibras pode não ser integral. O mesmo pode ser dito de alimentos que contenham farinha enriquecida com ferro e ácido fólico.

    O que é o alimento zero?

    Na composição destes produtos, algum nutriente é restrito ou isento quando comparados com versões ditas normais. Para ser zero açúcar, por exemplo, cada 100 gramas de um alimento deve ter até 0,5 gramas de açúcar. O valor máximo que os produtos devem ter para receberem essa classificação varia de acordo com cada nutriente e é estabelecido pela Anvisa.

    Quando chamamos um alimento de natural?

    Também chamados de in natura, estes alimentos passam por pouco ou nenhum processamento industrial. Sendo assim, são consumidos quase como disponíveis na natureza, sem corantes, conservantes e demais aditivos químicos.

    Quais alimentos devo cortar da minha dieta?

    Antes de tudo, não é necessário cortar alguns alimentos definitivamente, mas consumi-los com equilíbrio. Isto não se aplica a pacientes com problemas de saúde extremos que estejam sob recomendação médica. Consulte um especialista e saiba quais alimentos devem ser evitados e quais devem ser consumidos com mais frequência. O profissional especializado irá avaliar seu caso individualmente e analisar suas necessidades específicas.

    Descubra como perder peso com saúde

    Leave a reply →

Comente...

Cancel reply
WhatsApp Atendimento