Reposição hormonal para mulheres após os 40 anos
O passar do tempo afeta o organismo de diversas formas e uma delas é o surgimento de problemas ou desequilíbrios hormonais. No entanto, estes distúrbios podem ocorrer por excesso (hiperfunção) ou diminuição (hipofunção). Esta última é caracterizada pela diminuição da produção de alguns hormônios, um processo natural a partir dos 40 anos.
Os hormônios são substâncias que interferem diretamente no nosso comportamento, podendo alterar sono, irritabilidade, ansiedade e até mesmo causar depressão. Geralmente, é na menopausa que o organismo feminino experimenta tais alterações. Este é o período em que o organismo feminino passa para o estágio não reprodutivo.
Descubra como perder peso com saúde
Como a diminuição da produção hormonal influencia o organismo?
Existem receptores para cada hormônio, como progesterona e estrogênio, chamados hormônios sexuais. Eles exercem influência sobre relações, prazeres e, principalmente, sensações, ditando comportamentos tanto no aspecto pessoal quanto no profissional.
A redução dessas substâncias causa cansaço ao organismo, alterando negativamente diversas funções cognitivas, inclusive o desempenho e o desejo sexual. Outras alterações são insônia, problemas digestivos, ansiedade, irritabilidade, depressão e o surgimento de espinhas ou acne excessiva.
No que consiste a reposição hormonal?
A reposição hormonal é um método que devolve a qualidade de vida às pacientes, aliviando sintomas típicos da menopausa. Através do uso de remédios, regulariza os níveis de estrogênio e progesterona no organismo, alterando até mesmo a aparência da mulher. Isso ocorre porque certos hormônios influenciam no peso, alteram o formato do rosto, reduzem a queda de cabelo e combatem a insônia.
Como é o tratamento?
Inicialmente, a paciente deve se submeter a exames a fim de constatar as necessidades do seu organismo. Desta forma, o profissional especializado poderá tomar decisões acertadamente caso a caso. Durante o tratamento, é comum que a paciente realize novos exames de seis em seis meses, sempre segundo orientação médica. A duração do tratamento e as dosagens hormonais devem ser avaliadas individualmente, não havendo uma fórmula aplicável a todas as mulheres.
O medicamento pode ser administrado por via oral, vaginal ou transdérmica, como adesivos ou gel aplicados na pele. Na maior parte dos casos, o primeiro hormônio a ser reposto é o progesterona, responsável pela regularidade menstrual. Com a idade, é natural que a mulher pare de menstruar, momento no qual o estrogênio começa a ser reposto. Além destes, outros hormônios são avaliados e devidamente tratados.
Quais são os benefícios da reposição hormonal?
De maneira geral, a reposição alivia os sintomas da menopausa, como ondas de calor, suores noturnos e redução de atenção e memória. Há também combate à osteoporose, recuperação da libido, diminuição do ressecamento vaginal e de possíveis dores durante o ato sexual. Além disso, reduz as chances de a paciente desenvolver doenças cardiovasculares e osteoporose, regulando os níveis de colesterol e cálcio.
Envelhecer pode ser doloroso e o organismo pode não realizar as mesmas tarefas da juventude, reduzindo os pequenos prazeres da vida. A reposição hormonal é uma aliada neste processo e permite um envelhecimento mais prazeroso. Converse com seu médico e saiba mais sobre o assunto.
Descubra como perder peso com saúde
Leave a reply →