• Saiba como os radicais livres atuam sobre nossas células

    Saiba como os radicais livres atuam sobre nossas células

    Você sabia que nossas células são bombardeadas dez mil vezes ao dia pelos radicais livres? Essas moléculas, em níveis ideais e normais, podem ser eliminadas naturalmente pelo organismo. No entanto, podem entrar em desequilíbrio quando passamos por situações de estresse físico, infeccioso, químico ou emocional. Quando isso acontece, há oxidação dessas moléculas, o que pode danificar células saudáveis e prejudicar o sistema imunológico.

    Agende uma consulta e descubra como perder peso com saúde

    O que são os radicais livres?

    Os oxidantes são moléculas instáveis, que, ao sofrer oxidação, não são absorvidas pelo organismo. Os radicais livres resultam das reações químicas realizadas pelo organismo, sendo eliminadas pelo sistema enzimático antioxidante quando em níveis normais.

    A oxidação dos radicais livres leva a alterações no DNA celular, modificações do código genético das células e acúmulo de metabólitos tóxicos. Esse processo dificulta as trocas celulares, prejudicando entrada e saída de substâncias essenciais para o bom funcionamento do organismo.

     

    O que pode causar o acúmulo de oxidantes?

    Existem muitas situações: obesidade, doenças inflamatórias e infecciosas, depressão, estresse, traumatismos e exposição frequente à poluição atmosférica são algumas delas. Outros fatores que contribuem para o estresse oxidativo são radioatividade, inalação de solventes químicos, ansiedade, medo e síndrome do pânico.

    Alguns hábitos também podem levar ao acúmulo de oxidantes. Entre eles estão tabagismo, excesso da exposição solar, uso de determinados medicamentos e prática exagerada de exercícios físicos.

     

    Quais são os danos causados pelos radicais livres?

    Os radicais livres podem causar uma série de danos. Alguns tecidos, como as células do intestino, podem ter sua ação prejudicada e não absorver devidamente os nutrientes. Pode haver inflamação de articulações, obstrução de artérias, morte de células nervosas e até esterilidade masculina. Já a oxidação dos ácidos graxos polinsaturados modifica estruturas da membrana celular.

     

    Como podemos calcular os danos causados pelos radicais livres?

    Atualmente, contamos com um teste chamado HLB, que utiliza materiais como sangue e cabelos para fazer a análise dos danos. Ele consiste na observação de elementos como hemácias, metais pesados, vitaminas, minerais e outros. Através da disposição destes elementos, é possível determinar quanto um organismo já foi afetado pelos radicais livres.

     

    Como nosso organismo se defende dos oxidantes?

    O organismo busca auxílio nos nutrientes provenientes da nossa alimentação. São utilizados elementos como catalase, albumina, ácido fólico, vitamina C, vitamina E, betacaroteno para interromper a oxidação. Esses antioxidantes circulantes travam uma verdadeira batalha contra os radicais livres. Na ausência destes, muitas células morrem e outras se tornam menos eficientes.

     

    Como posso combater os radicais livres?

    A medicina ortomolecular é uma ótima aliada na neutralização dos radicais livres. A ortomolecular permite a reposição de nutrientes responsáveis pela produção de antioxidantes, enzimas, proteínas e vitaminas. Estes nutrientes protegem o organismo e aceleram o metabolismo, tendo seus efeitos melhorados quando combinados com alimentação saudável e prática de exercícios. Como resultado, o organismo do paciente combate os radicais livres, queima gordura mais rapidamente e emagrece com mais facilidade.

    Converse com um profissional especializado e tire suas dúvidas. Através da sua avaliação individual é possível entender como seu organismo funciona e tratá-lo de maneira adequada.

     

    Agende uma consulta e descubra como perder peso com saúde

    Leave a reply →

Comente...

Cancel reply
WhatsApp Atendimento