• A dieta ainda é o principal tratamento contra a obesidade

    A dieta ainda é o principal tratamento contra a obesidade

    Você sabia que quase a metade da população brasileira está acima do peso ideal? Isso coloca o país no sexto lugar em obesidade na classificação mundial. Cerca de seis bilhões de pessoas ao redor do mundo possuem o IMC acima de 30, configurando obesidade. Acima destes valores, as classificações são obesidade severa ou mórbida.

    Para evitar esta situação, é preciso prestar atenção à qualidade dos alimentos que ingerimos em qualquer fase da vida. Eles exercem influência direta sobre nosso organismo e seu desempenho, por isso precisamos estar atentos e fazer as escolhas corretas. Apesar de a dieta ser o principal tratamento contra a obesidade, isso também inclui a prática de atividades físicas.

     

    Descubra como perder peso com saúde

     

    O que é a obesidade?

    A obesidade é tratada como uma doença crônica, ou seja, que precisa ser tratada ao longo de toda a vida. Ela consiste no acúmulo excessivo de gordura corporal no indivíduo e já é discutida como epidemia por alguns especialistas. 

    Fatores como comer fora de hora e “beliscar” entre as refeições podem agravar a situação, além do consumo de alimentos altamente calóricos. A herança genética e a atividade dos hormônios também são fatores determinantes.

    Há discussões acerca do consumo de carne, já que acredita-se que o homem era vegetariano – e magro – antes de ser carnívoro. Isso se deve ao fato de que carnes são fontes de proteínas e gorduras, contrastando com dietas de baixo valor calórico, como as vegetarianas.

     

    A obesidade pode trazer complicações?

    Sim, tanto em homens quanto em mulheres, sejam jovens ou com mais idade. A obesidade diminui a qualidade e a expectativa de vida, podendo trazer consequências como hipotireoidismo, má circulação e depressão. Além disso, a obesidade é um fator de risco para doenças coronarianas, como infarto, anginas, AVC, arritmias cardíacas e isquemias.

    O excesso de aromatase, por exemplo, pode alterar a produção de espermatozoides e óvulos, entre outros fatores. Esta substância é produzida pelas células de gordura e está ligada ao funcionamento das gônadas.

    Em casos de resistência à insulina, a obesidade pode levar ao desenvolvimento de hipertensão arterial e diabetes tipo 2. Também pode haver problemas cardiovasculares, respiratórios e relacionados ao sono.

     

    Por que a dieta ainda é o principal tratamento contra a obesidade?

    A prática de atividades físicas ajuda a queimar gorduras e permite a oxigenação dos tecidos, reduzindo os radicais livres. No entanto, a dieta ainda é o principal tratamento contra a obesidade. É a alimentação adequada que fornece ao organismo nutrientes e energia necessários para a prática do exercício.

    Os alimentos possuem propriedades específicas e fornecem antioxidantes, nutrientes, vitaminas e enzimas de tipos distintos. Por isso, a dieta deve ser estabelecida para cada paciente, pois cada organismo funciona de um modo único, de acordo com seu metabolismo. Desse modo, é possível obter a nutrição ideal, sem deficiências ou excessos quanto aos nutrientes necessários ao funcionamento do organismo.

    Para saber qual dieta é mais adequada às necessidades do seu organismo, procure um profissional qualificado. É preciso ter em mente que um corpo saudável não se resume apenas à questão estética. Esta medida possibilita uma melhor qualidade de vida, mais saúde e bem-estar.

     

    Descubra como perder peso com saúde

     

    Leave a reply →

Comente...

Cancel reply
WhatsApp Atendimento