• Por que a mesma dieta pode não funcionar para duas pessoas?

    Por que a mesma dieta pode não funcionar para duas pessoas?

    Você já se perguntou por que duas pessoas podem comer os mesmos alimentos, uma ser magra e a outra não? Primeiro, é preciso entender como diferentes metabolismos atuam sobre o processo de emagrecimento.

    Cada organismo possui fatores característicos que variam de pessoa para pessoa. Isso justifica o fato de que a mesma dieta e o mesmo conjunto de exercícios podem ser eficazes para alguns e não para outros.

    Agende uma consulta e descubra como perder peso com saúde

    O que é o metabolismo?

    Chamamos de metabolismo o processo pelo qual nosso organismo transforma os alimentos em calorias. Essa transformação é necessária mesmo quando estamos em repouso, pois consumimos uma determinada quantidade de energia para manter nossas funções vitais. Sendo assim, é o metabolismo quem determina a velocidade da perda de peso, seja rápida ou não. Da mesma forma, entende-se que uma mesma dieta pode não funcionar para duas pessoas.

    Em outras palavras, o metabolismo resulta de toda reação química e energética do organismo. Ele é determinado pela atuação de alguns hormônios e pela quantidade de tecido muscular e de gordura existentes no corpo.

     

    Qual a relação entre metabolismo e músculo?

    Quanto mais massa magra um indivíduo tiver, mais calorias serão gastas tanto durante as atividades físicas quanto em repouso. Geralmente, homens gastam mais calorias quando comparados às mulheres. Isto se deve ao fato de o organismo masculino tender a possuir mais massa muscular. O hormônio testosterona também cumpre seu papel: o corpo masculino é mais quente e, consequentemente, possui um gasto energético maior.

    Independente do sexo do paciente, a quantidade de músculos pode variar de acordo com idade, fatores genéticos e memória muscular do organismo. Além disso, é preciso estar atento à regulação hormonal a fim de manter o bom funcionamento do metabolismo.

     

    Então o emagrecimento está ligado à hereditariedade?

    A obesidade, desde os primeiros registros, está vinculada à carga genética. No entanto, os genes não são capazes de determinar o quanto comemos e nos exercitamos. Eles são responsáveis pela forma como alocamos os alimentos consumidos e quanto precisamos queimar para obter energia. Da mesma forma, os genes também determinam quanto será armazenado como gordura ou para construir músculos, por exemplo.

    Acredita-se que estes genes também sejam responsáveis pelo modo como nosso organismo reage ao consumo de carboidratos. Sendo assim, determinam quanta insulina será secretada e quão sensíveis são nossos tecidos magro e adiposo à este hormônio.

    Este é outro fator que explica o motivo de algumas pessoas poderem ingerir refeições ricas em carboidratos e queimar facilmente todas as calorias. Além disso, é possível entender como umas pessoas se mantêm magras sem esforço enquanto outras se mantêm obesas apesar de dietas e atividades físicas.

     

    Quais são os hormônios relacionados ao emagrecimento?

    Entendemos que alguns hormônios possuem o papel de regular o metabolismo. Cortisol, leptina, insulina, grelina, hormônio do crescimento, testosterona, estrógeno e tiroxina são alguns deles.

    Ao determinar a velocidade do metabolismo, os hormônios também definem a quantidade de calorias que será consumida por dia. Por isso influenciam positiva ou negativamente a perda de peso.

    Já que uma mesma dieta pode não funcionar para duas pessoas, não corra riscos. Para conhecer melhor seu metabolismo e determinar sua regulação hormonal, procure um médico especializado. Entender o seu organismo é o primeiro passo para emagrecer com saúde e qualidade de vida.

     

    Agende uma consulta e descubra como perder peso com saúde

    Leave a reply →

Comente...

Cancel reply
WhatsApp Atendimento