• Saiba por que a atividade física só emagrece se for associada à dieta

    Saiba por que a atividade física só emagrece se for associada à dieta

    Em casos de obesidade, a atividade física ajuda a queimar as gorduras periféricas e facilita a oxigenação dos tecidos. Pode-se dizer, então, que os exercícios físicos auxiliam na redução dos radicais livres, contribuindo para o melhor funcionamento do organismo. Isso leva a uma maior liberação de serotonina e endorfinas, aumentando o bem-estar e reduzindo os sintomas da depressão. A atividade física também atua sobre o metabolismo basal, acentuando a queima calórica e facilitando o emagrecimento.

     

    O que é o metabolismo basal?

    Metabolismo é o processo pelo qual nosso organismo transforma os alimentos em calorias. Mesmo quando em repouso, gastamos certa quantidade de energia para manter nossas funções vitais. A taxa de metabolismo basal é a quantidade de calorias necessárias para o organismo manter o funcionamento metabólico e fisiológico em níveis normais. Elevá-la significa gastar mais energia para realizar o mesmo esforço, ajudando a manter o peso e facilitando o processo de emagrecimento.

     

    Agende uma consulta e descubra como perder peso com saúde

     

     

     

    Como posso aumentar o metabolismo basal?

    É aconselhada a ingestão de alimentos termogênicos, como canela, pimenta e gengibre. Eles podem alterar a temperatura interna das células, gastando mais calorias para conservá-las. O treinamento físico intenso e constante aumenta o consumo de calorias durante a atividade física, consequentemente ocorre o ganho de massa muscular.

    A obesidade pode levar ao sedentarismo devido a dificuldades de locomoção, depressão ou vergonha de se expor. Para início da prática de atividades físicas, é indicado que a pessoa obesa faça caminhadas lentas de 45 minutos. Esse exercício pode ser praticado de duas a três vezes por semana. Outras opções são andar de esteira pela manhã e utilizar a bicicleta estacionária, mas sem exagerar na velocidade.

     

    Como a dieta influencia o resultado dos exercícios físicos?

    Uma boa dieta melhora o condicionamento físico e favorece a recuperação pós-treino. A alimentação adequada garante a quantidade de energia necessária para a prática do exercício físico, evitando o desgaste muscular. Alimentar-se apropriadamente tanto antes quanto depois dos exercícios mantém o equilíbrio do organismo, além de acelerar o metabolismo.

    De maneira geral, não existe uma dieta que atenda a todos os organismos, mas há coisas em comum: leveza e equilíbrio. Para perder peso, você pode ingerir frutas após a atividade física. Se o objetivo é desenvolver massa muscular, pode consumir carboidratos e proteínas após os exercícios. Para ganhar massa magra, o indicado ingerir mais proteína, por exemplo. Praticar atividades físicas com índices reduzidos de calorias e baixa ingestão de carboidratos aumenta o consumo de energia. Ao mesmo tempo, favorece e facilita a eliminação da gordura corporal.

     

    Qual o melhor horário para praticar atividades físicas?

    A manhã é o melhor momento para a queima calórica, por isso é a hora do dia indicada para se exercitar. A noite, por sua vez, é o horário indicado para o relaxamento e a sensação de bem-estar corporal.

    No entanto, é preciso ter em mente que os exercícios físicos são auxiliares no que diz respeito ao emagrecimento. Sendo assim, é preciso dar mais atenção à alimentação, como quantidades e qualidades do que ingerimos. Além disso, é preciso estar atento aos horários e intervalos entre as refeições para garantir um emagrecimento saudável e efetivo.

    As dietas devem ser prescritas de acordo com o metabolismo individual de cada paciente. Sendo assim, procure um médico especializado e saiba quais alimentos são indicados para o seu organismo.

     

    Agende uma consulta e descubra como perder peso com saúde

     

     

    Leave a reply →

Comente...

Cancel reply
WhatsApp Atendimento